Bem vindo ao Blog

MISSÃO:

Toda criança precisa de fantasia, espaço, liberdade e criatividade.
É muito preocupante essa crescente “mania” de “intelectualizar” a criança precocemente, roubando-lhe a infância, a imaginação, a fantasia, a simplicidade, o faz de conta…

Preocupada com o ingresso cada vez mais cedo, de crianças ao Primeiro Ano, iniciando o processo sistemático de alfabetização, com responsabilidades e deveres que não condizem com sua pouca idade, fiz “nascer” Dona Letrinha. Do Livro DONA LETRA DO ALFABETO E SILVA, de minha autoria, surgiu a boneca de pano Dona Letrinha, uma amiguinha a mais que participa de todas as atividades em sala de aula.

Do livro surgiu um projeto – DONA LETRINHA – BRINCANDO A GENTE APRENDE, objetivando promover a integração plena do aprender e brincar, pois utiliza-se do lúdico, como facilitador da aprendizagem das letras a partir do imaginário infantil.
Uma aprendizagem flexível, alegre, lúdica é possível sim! Dona Letrinha contribui para a alegria na sala de aula, para a leveza e significado da aprendizagem.

Esse blog objetiva compartilhar as experiências vividas a partir do projeto DONA LETRINHA – BRINCANDO A GENTE APRENDE – apresentando registros fiéis dos momentos vividos numa sala de aula de crianças de 5/6 anos, do Colégio Santa Rita de Cássia, Florianópolis , Santa Catarina.

ATIVIDADES:

As atividades aqui relatadas pretendem dar idéias de como trabalhar a interdisciplinariedade com base no livro DONA LETRA DO ALFABETO E SILVA. Cada professor deverá adaptar à sua realidade, ao seu jeito de trabalhar. A cada palavra chave: ALEGRIA – ENCANADOR – ELETRICISTA – ILHA – OVO,… trabalhamos :

. Letra inicial
. Letra final
. Número de letras, sílabas
. Quantas vogais
. Quantas consoantes
. Fonemas, grafemas
. Grafias (maiúscula, minúscula, cursiva).

 

ANIMAIS DE FRUTAS

Na hora de enfeitar a mesa na festa da escola ou em casa mesmo... ou também na hora de se divertir com as crianças na cozinha tá faltando ideias? Este post é pra te ajudar nesta tarefa, vamos ver alguns animais feitos com melancia!...

ler mais

Siga Dona Letrinha no Facebook

Artigos Recentes

Assine nossa Newsletter

Galeria do Instagram

Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Twitter